Ao contrário do que muitos pensam, as gestantes não só podem, como devem, praticar exercícios físicos durante a gravidez. Manter-se ativa durante os 9 meses de gestação promove maior disposição, menos inchaço e enjoos, menos dores nas costas e nas articulações e previne doenças como o diabetes gestacional e a hipertensão arterial.
Além de todos esses benefícios, fazer exercícios na gestação ajuda muito na hora do parto, já que você terá um melhor preparo muscular e cardiovascular e uma rápida recuperação no pós-parto.
Confira os 4 exercícios físicos mais recomendados para as gestantes:
- Musculação
Apesar de muitas mamães acreditarem que a musculação não é permitida durante a gestação, a modalidade pode ser realizada, principalmente se a mulher já praticava. Porém, essa é uma das atividades que devem ter autorização do ginecologista.
Se recomendada e praticada com moderação, a musculação é capaz de fortalecer as musculaturas responsáveis pelo controle da postura, evitando dores nas costas e articulações.
É importante lembrar também que não é recomendado aumentar a intensidade do treino e no excesso de peso. - Hidroginástica
Essa é uma das atividades mais recomendadas pelos médicos, pois ajuda a mulher a se exercitar sem sobrecarregar o corpo, pois a água suaviza os movimentos. Além de trabalhar os músculos, a hidroginástica proporciona melhoras no equilíbrio físico e na postura.
A circulação sanguínea também é ativada, combatendo assim o inchaço de pernas e pés. Além disso, por ser um meio relaxante, a água permite um alívio do estresse e diminuição da ansiedade.
Apesar de ser um exercício leve, algumas gestantes exageram na intensidade dos exercícios. É importante evitar movimentos que comprimam estômago e abdômen, além de saltos muito altos dentro da água. - Caminhada
A caminhada também é uma das atividades físicas que os médicos mais recomendam. A prática fortalece os músculos das pernas, facilita o bom posicionamento da coluna e, assim, ajuda a mulher a sustentar o peso da barriga.
No entanto, por mais que pareça simples, a caminhada também exige alguns cuidados, como por exemplo evitar caminhar por percursos íngremes, para evitar a sobrecarga nas articulações e o aumento excessivo da frequência cardíaca.
É muito importante, também, usar roupas que facilitem a transpiração. Ah, e se você prefere caminhar no sol não esqueça de usar protetor solar e se hidratar. - Pilates
E claro que não poderíamos esquecer do Pilates, que é uma das atividades mais praticadas pelas gestantes. A prática do Pilates oferece uma melhora na postura e auxilia no fortalecimento dos músculos das pernas, além de auxiliar as mulheres tanto nos aspectos físicos quanto mentais.
O Pilates também atua no fortalecimento da musculatura dos braços e da região do períneo, ajudando a combater a incontinência urinária e auxiliando na contração abdominal.
Os exercícios de Pilates também são excelentes aliados para a concentração e respiração da gestante, isso ajuda muito na hora do parto.
Dra. Patrícia de Andrade Valeriano – Crefito 3/77458-F
Fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e diretora técnica da WP Pilates & Saúde