Exercícios essenciais durante a gestação

Exercícios essenciais durante a gestação 1

A gestação é um momento de intensas, fisiológicas, biomecânicas e emocionais. Desde o primeiro momento em que o teste é positivo, já existe um turbilhão de hormônios atuando no corpo dessa mulher.

São hormônios responsáveis ​​por proteger uma gestação, nutrir o bebê, e preparar o corpo para o parto, além de acabar gerar algumas conseqüências, que podem atrapalhar bastante a futura mamãe a levar uma gestação e ser bem.


No primeiro trimestre …

Elas são como uma disciplina de exercícios mais cautelosa.

Nesta fase inicial da gravidez, elas sentem muito medo de que algo aconteça com o bebê, esse é um momento aonde existe o maior risco de aborto espontâneo, e, além disso, o momento de formação de todos os sistemas do bebê. Por isso, mesmo que não estejam disponível como características da gestação, devemos continuar passando segurança para assim, e também trabalho com bastante cautela também.

Qualquer coisa que aconteça com o bebê, pode fazer com que ela se sinta culpada de iniciar os exercícios nesta fase. Normalmente, quando esta é gerida com uma autorização do médico obstetra para continuar praticando o Pilates, ela não era sedentária, ficando assim mais fácil com ela acreditou na segurança do método e dos exercícios aplicados.

Neste primeiro trimestre, eu dou uma ênfase bem grande no trabalho de fortalecimento da musculatura estabilizadora de tronco e da pelve. Podemos continuar com os exercícios de flexão de tronco ou rolamentos para fortalecimento de abdômen, mas devemos cuidar muito bem para que esses movimentos sejam feitos com uma atividade correta do power house, pois eles aumentam a pressão intra-abdominal e acabam empurrando o assoalho pélvico para Baixo.

Por esse motivo que eu sempre falo para ter os cuidados com como flexões de tronco, mesmo que o abdômen ainda não é protuso, pois é uma gestação e um fator de risco para uma incontinência urinário devido ao efeito da relaxação eo peso do bebê sobre o Assoalho pélvico. Se você não está procurando por meio de uma atividade, você pode perder a sua função de continuação urinária e fecal, e se preocupar em aumentar a pressão intra-abdominal de forma aleatória pode diminuir esse risco também.

Logo o que eu considero como essencial para ser trabalhado na fase da gestação é um rolamento com auxilio das molas do cadillac, ou das alças, sem reformador, ou de uma faixa da elástica, sem solteiros. Mas não deixa de cuidar para que ela seja mantida, parte da contração do assoalho pélvico.

O segundo trimestre…

É muito conhecido como o trimestre da disposição, e aonde a maioria das mulheres tem uma liberação do médico para uma prática de Pilates. E por esse motivo devemos ter muito cuidado para não exagerarmos na intensidade dos exercícios. Um problema que enfrenta constantemente é com a ansiedade em querer parecer “grávida” o quanto antes, ou seja, quando ensinamos uma casa de ativação do poder, um barriga tende a murchar, então no dia a dia, elas não são para fazer uma ativação Para relaxar O abdômen e barriguinha aparecem.

Mas eu insisto sobre uma importância de manter essa musculatura forte para proteger uma coluna, e diminuir o risco de diásstase e dores na sacro ilíaca e lombar. E eu semper brinco que é desenvolvido paciência, que em um certo momento, um barriga vai crescer, e que terão muitas semanas de um certo incômodo que essa barriga pesada vai gerar.

Eu uso uma frase, que é para elas esconderem que estão grávidas, ou seja, mantenha uma ativação do poder casa o máximo que puder, assim como ajudar bastante durante como atividades de vida diária e nos exercícios durante como aulas também. Manter o alinhamento postural no dia a dia é uma orientação de extrema importância, pois com o aumento do abdômen elas terão uma tendência bem grande a perder os alinhamentos, que podem gerar dores e desconfortos.

Os exercícios que fazem uma extensão de ombro, de pé ou de ajoelhada, tanto como reformador, como na esfera ou não cadillac, não são excelentes para que elas sejam sintácticas.

Eu gosto bastante de trabalhar em uma estação de trabalho, por exemplo, (desde que não está em crise de dor sacro ilíaca) ou em decúbito lateral não solo.

É muito importante trabalhar nos nossos exercícios nos três trimestres, mas no trimestre, teremos o pico de liberação de relaxina, que terá uma maior concentração na pele, com o objetivo de abrir e relaxar para um possível parto normal. E esse relaxamento, causa instabilidade, gerando desalinhamentos e dores em muitos casos.

Eu dou uma ênfase para essa estabilização na fase. Lembrando apenas que estou citando estes exercícios para esse trimestre, mas não é uma diferença, não é mais, não é mais.

A partir de 22/24 semanas devemos diminuir o tempo de decúbito dorsal, e já começamos a usar um cunha de posicionamento, que vai elevar o tronco e diminuir um comprimido sobre uma veia cava, responsável por nutrição e oxigenação do bebê. Dessa forma conseguimos continuar usando o decúbito dorsal de uma maneira segura.

Lembrando que podemos usar o exercício de ponte até o final da gestação, mas é muito importante não utilizar um código de posicionamento para este movimento. Uma orientação para evitar uma compressão da veia cava e fazer apenas este em vez e mudar o posicionamento.


O terceiro trimestre… 

é uma fase final do momento de intensas transformações, e está encaminhando para um acontecimento, muitas vezes desconhecido. É importante que nós como profissionais tenhamos como informações necessárias sobre os tipos de parto para tranquilizá – as e não para impor a nossa opinião. Mesmo que não vamos atuar diretamente no dia do parto desta aluna, é extremamente útil como nossas orientações sobre este dia, principalmente não caso do parto normal.

Devemos continuar trabalhando com os mesmos objetivos de fortalecimento global desde o início da gestação, mas também devemos dar uma ênfase, principalmente nas últimas semanas ao longo da musculatura envolvida na pelve, com uma intenção de relaxar o assoalho pélvico e ganhar mobilidade da pelve.

Uma musculatura que está diretamente envolvida neste assoalho é o piriforme, por meio de um dos exercícios que eu acho essencial na fase é o alongamento desta musculatura, que gosto bastante de fazer, enviada na chair ou no reformer.

Eu também sou de extrema importância. Além disso, são de extrema importância. Devemos semper pensar em algum exercício e antes de orientar a execução do mesmo, saber o seu principal objetivo e se realmente esta gestante precisa dele nesta fase.

E não se esqueçam da regra: menos variadas, mais alinhamentos e princípios. Com certeza não terão erros seguindo essa lógica. Ou seja, o que importa é o simples muito bem executado!

 

 

Dra. Patrícia de Andrade Valeriano – Crefito 3/77458-F

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde (www.wppilatesesaude.com.br)

Integrante do grupo das ideias do Projeto Mamãe Saudável (https://www.facebook.com/mamaesempresaudavel)

Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado (www.pilatesgestantes.com.br)

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