Quando e como iniciar as aulas de Pilates durante a gestação?

Quando e como iniciar as aulas de Pilates durante a gestação? 1

Eu não estou cansado de falar da importância que é preparar o corpo muito antes de pensar em gerar uma vida. É claro que o ideal seria sempre como todas as mulheres praticassem alguma atividade física, para assim se manterem bem dispostas, saudáveis ​​e com uma musculatura forte e flexível para uma prevenção de patologias. Já é o nosso dia para o dia e bem-pesado, e para passar por uma vida tão atraente, sem uma intercorrência, nada como uma musculatura equilibrada para nos mantendo firmes e fortes para uma longa jornada do dia seguinte.

Porém nós sabemos que nem sempre coma o ideal, e na grande maioria das vezes, o fato de estar gestante é o estímulo inicial para que essa mulher resolva iniciar uma prática de uma atividade física, já que agora ela está em uma nova Fase de vida.

Quando uma mulher já é praticante do método Pilates, ou até mesmo de qualquer outra atividade física, na grande maioria das vezes, não tem nenhuma outra nova intercorrência, o médico obstetra libera para iniciar ou continuar a prática sem problemas. E quando está no seu corpo, ela já estava habituada aos princípios e a movimentos durante as aulas.

Isso não significa que se uma mulher para sedentária e médico libertar para uma prática do método apenas após passada como doze primeiras semanas, ela também não terá muitos beneficios. Sim, ela tem uma boa consciência cabo vai ter a mesma facilidade de antes da gestação. Nós como instrutores de Pilates sabemos muito bem o quanto é difícil ensinar os princípios do Pilates para os nossos alunos. Uma grande maioria dos alunos não pode fazer o que quiser, mas por favor, faça o download de uma facilidade de respiração, mas não mantém o power house, e por aí vai.

Para ensinar as nossas alunas gestantes, temos que ter um pouco mais de atenção e cuidado, pois devemos explicar muito bem a importância de cada princípio, principalmente do porque elas devem ativar o power house durante o dia todo, e não só enquanto estiver nas aulas de Pilates. Muitas ficarão com medo, acreditando que contrair o abdômen pode prejudicar o bebê, e aí cabe a nós profissionais passar a segurança, de que além de não prejudicar, vai aumentar o espaço para o bebê e proteger a coluna da mamãe, evitando assim possíveis desconfortos que são comuns durante a gestação.

Em minha opinião eu acredito que mesmo uma aluna que era sedentária antes da gestação poderia tranquilamente iniciar a prática do método Pilates com um profissional capacitado. A grande maioria dos médicos não autorizam a prática no primeiro trimestre, só por ter um maior cuidado nessa fase, que é o momento de formação de todos os sistemas do bebê. Porém eu acredito que existem algumas alunas, que exercem algumas profissões, em que exigem muito mais, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Inclusive o estresse emocional que algumas convivem diariamente, pode ser altamente prejudicial para o desenvolvimento do bebê e consequentemente a manutenção de uma gestação saudável. Por esse e tantos outros motivos, eu acredito que a prática segura do método Pilates não só pode como deve ser iniciada o quanto antes, para que essa futura mamãe já consiga iniciar os cuidados tanto com o corpo quanto com a Mente.

Os aspectos emocionais durante a gravidez é uma das principais alterações que podem muitas vezes atrapalhar o bom desenvolvimento, se não tiver um suporte multiprofissional adequado. Não vai adiantar de nada nós termos todo o conhecimento técnico dos exercícios essenciais, o que devemos evitar melhores posicionamentos, senão tivermos a capacidade de lidar com a ansiedade e todos os outros estados emocionais alterados.

Dessa forma iremos passar ainda mais segurança durante a orientação dos exercícios, e adquirindo essa confiança, o sucesso das aulas será ainda maior. Não devemos tratar essas alunas apenas como alterações biomecânicas e fisiológicas, e sim considerarmos também um vulcão em erupção, borbulhando de emoções e precisando de um controle de um profissional.

Quando elas iniciam a prática do método no segundo trimestre, ainda temos em torno de 28 semanas pela frente, ou seja, ainda temos muito tempo para trabalhar com os fortalecimentos, alongamentos e exercícios de mobilidade de tronco e pelve. Portanto “bóra” trabalhar para que ela passe bem por todas essas turbulências. Mas lembrem sempre que, independente se ela iniciar a prática do método no primeiro, segundo ou até no terceiro trimestre, que pode acontecer também, devemos ensinar corretamente os princípios do Pilates.

São eles: o Power house, que devemos iniciar a ativação, partindo sempre de assoalho pélvico, transverso do abdômen, oblíquos e retos abdominais, esses últimos vão perdendo a função ao longo da gestação; a Respiração, que vamos ensiná – las expandindo as costelas, ou seja, puxando todo o ar e fechando as costelas, soltando todo o ar pela boca, essa expansão talvez vá diminuindo de acordo com o aumento da barriga, principalmente a partir do terceiro trimestre; o Controle e a precisão do movimento é extremamente importante para assegurar a ativação correta da musculatura exigida em cada movimento e evitar lesões; a Concentração além de facilitar a manutenção de todos os princípios, irá também manter a nossa aluna conectada com ela e o bebê em um momento de desligar do mundo estressante que ela vive e focar na correta execução dos movimentos; e finalmente a fluidez que é um princípio que vamos lapidando ao longo das aulas, mas não precisamos ter pressa.

Enfim, vejam só quantas informações elas terão que agregar e praticar em seu dia – a – dia, por isso devemos ensinar esses princípios o quanto antes, sendo assim podemos pensar que mesmo que a gestante não esteja liberada para prática de exercícios, acredito eu, que a prática dos princípios do método não irá prejudicar o desenvolvimento do bebê.

A partir da boa execução e entendimento disso, podemos variar os exercícios de fortalecimento, alongamento e mobilidade de coluna, sempre respeitando as alterações fisiológicas e biomecânicas de cada trimestre da gestação, além da condição física individual de cada gestante.

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Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde
Integrante do grupo das idealizações do Projeto Mamãe Saudável
Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado

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