A gravidez é um dos acontecimentos mais milagrosos e divinos na vida de uma mulher, e como profissionais de gestantes, devemos sempre estar prontas e com respostas na ponta da língua para as principais dúvidas das mamães. Uma das dúvidas mais comuns é se o pilates é bom para gestante.
Pensando em preparar você e o seu studio de pilates para oferecerem os melhores serviços práticos e teóricos, decidimos escrever um texto completo, profundo e com todas as informações fundamentais para você saber responder se o pilates é bom para gestante e por que é recomendado em qualquer fase da vida.
Confira, neste artigo, tudo sobre o pilates, por que pilates é bom para gestante, e conte com o auxílio e o conhecimento da dra. Patrícia Valeriano, fisioterapeuta com mais de 19 anos de experiência profissional e cuidado de gestantes com o seu trabalho de fisioterapia pélvica. Siga conosco!
Pilates é bom para gestante?
O pilates já é um exercício indispensável para a saúde, e cada vez mais é um sucesso entre idosos e pessoas que buscam qualidade de vida e saúde, como afirma Hérica Barros, graduada em fisioterapia. Dessa forma, pessoas de todas as situações e origens, como gestantes, buscam o pilates, e se perguntam: “será que pilates é bom para gestante”?
A gravidez, como dissemos acima, é um dos períodos mais mágicos e especiais da vida da mulher, e sem sombra de dúvidas requer o maior cuidado, atenção e preocupação em cada mínimo ato e atividade. Portanto, é nosso dever como profissionais informarmos e transmitirmos com a maior profundidade e seriedade todas as informações às clientes.
O pilates ajuda a aliviar situações incômodas da gravidez, como os desconfortos e o estresse causado por todas as alterações físicas e hormonais do período gestacional, assunto já abordado em nosso blog, fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, entre outros benefícios, como:
- Controle da respiração e concentração, fundamental na hora do parto;
- Correção da postura e coluna, tornando o sono melhor;
- Fortalecimento da musculatura dos braços e da região do períneo;
Tudo isso com as atividades simples do pilates que, sendo realizadas 3x por semanas, garantirão uma gravidez segura e saudável, e até um parto melhor! Não restam dúvidas, portanto, de como o pilates é bom para gestante.
Outras dúvidas que sua cliente pode ter
É normal que uma gestante tenha muitas preocupações e queira saber tudo, tintim por tintim, sobre a gravidez e o que é melhor para ela e o seu pequeno bebê em todas as semanas e etapas de gestação.
Pensando nisso, separamos outras dúvidas que as clientes e gestantes podem ter referente ao pilates, além de se o pilates é bom para gestante, para você ter sempre o melhor conhecimento e preparo na hora de cuidar delas.
Confira, então, logo abaixo, as outras 3 principais dúvidas que sua cliente pode ter e você precisa saber como profissional de fisioterapia e pilates, e que tem tudo a ver sobre os benefícios e se o pilates é bom para gestante!
Há algum risco para a gestação ao fazer pilates?
Como já dissemos anteriormente em um artigo especializado em exercícios físicos na gestação, “ao contrário do que muitos pensam, as gestantes não só podem, como devem, praticar exercícios físicos durante a gravidez”.
Com o pilates, não poderia ser diferente: com a prática adequada e os exercícios corretos, o pilates não trará nenhum risco, mas antes, terá muitos benefícios e proporcionará uma gravidez mais saudável e segura, tanto para a gestante, quanto para o futuro recém-nascido.
Até quando posso fazer pilates?
No final da gravidez, em torno dos 8 ou 9 meses de gestação, não é incomum as gestantes terem um “faniquito” – como se diz na linguagem popular – e desejarem, para compensar o período mais calmo e em ócio da gravidez, realizar atividades físicas até o último dia da gravidez.
Quem dirá os melhores exercícios é o fisioterapeuta ou instrutor de pilates, e se a sua condição de saúde propicia a realização de atividades físicas, é o médico, e todas as atividades e “novidades” realizadas devem ser consultadas com os dois antes de serem feitas aleatoriamente.
No caso do pilates, é recomendado praticar os exercícios até, mais ou menos, o oitavo mês de gestação, visando a plena saúde e o desenvolvimento saudável e seguro da gravidez. Porém, eu recomendo que o pilates seja feito até o dia do parto, exceto se a aluna possuir alguma intercorrência na gestação.
Em todo caso, consulte o médico!
Posso fazer pilates sozinha ou preciso de um profissional?
O ideal é sempre ter a atenção e as instruções de um profissional, para orientar os exercícios, não só por conhecer e ter “conhecimento de causa” sobre o assunto, como ter o olhar de alguém de fora para auxiliar.
Contudo, uma grande parcela dos praticantes de pilates, independentemente de serem gestantes ou não, praticam os exercícios por conta própria! E as gestantes também podem praticar os exercícios sozinhas! Para saber como, continue lendo este artigo, pois separamos uma surpresa para você. Mas antes disso, você sabe:
Como responder a qualquer dúvida que suas clientes têm?
A melhor forma de resolver qualquer problema e conhecer melhor o mundo, a sua carreira e a sua própria vida é sempre com informação e conhecimento. Isso se demonstra, por exemplo, na falta de mão de obra especializada que existe no mercado de trabalho no Brasil, já que apenas 16,5% da população brasileira possui ensino superior completo.
Em nosso blog, já atendemos a diversos questionamentos em várias publicações com informação de qualidade, desde os já citados desconfortos no período da gestação e como lidar com eles até quais alterações que uma gestante irá enfrentar em seu corpo durante a gravidez.
Assim, para a profissão de fisioterapeuta, que requer meticulosos estudos e preparação prática para que se possa auxiliar e oferecer o pilates e os serviços de fisioterapia para todas as pessoas, não seria diferente.
Para responder qualquer dúvida como “pilates é bom para gestante?”, o ideal é buscar conhecimento de qualidade e, sobretudo, amparado pelo conhecimento técnico e prático, de profissionais respeitados, a fim de não só cuidar bem das pessoas, mas criar uma reputação para si mesmos!
Livros, cursos e formações especializadas fazem toda a diferença, e claro, quanto mais melhor. E pensando em te ajudar a oferecer o melhor e mais profissional serviço para suas clientes e no seu studio, separamos uma fonte imperdível de conhecimento para o seu trabalho e para o conhecimento de como o pilates é bom para gestante!
Esteja preparada para ajudar a sua aluna!
Você pode ter acesso a um manual completo, ilustrado com 37 exercícios práticos de pilates e que te ajudará a ter sempre todas as respostas para as dúvidas das suas alunas e se desenvolver mais profissional e intelectualmente com o livro Segredos do Pilates na Gestação, da dra. Patrícia Valeriano!
São mais de 150 páginas amparadas nas quase duas décadas de carreira e preparação da fisioterapeuta gestacional, palestrante e autora, atualizadas com as técnicas mais recentes e de sucesso do pilates e pronto para ser lido – ou melhor, devorado – em, literalmente, qualquer lugar!
Entre os assuntos abordados no livro e que contemplam as informações fundamentais para um fisioterapeuta e profissional de pilates, você descobrirá:
- A palavra dos médicos
- Como você se imagina no momento do parto?
- Benefícios do Pilates para a gestante
- Precauções e contraindicações
- Respiração, alinhamento de escápulas e pelve neutra
- Orientações gerais sobre a prática dos exercícios
Não perca mais tempo, e saiba tudo sobre o pilates na gestação, esteja pronto para responder a qualquer dúvida, e saiba de uma vez por todas se o pilates é bom para gestante, garantindo o seu exemplar virtual ou físico clicando no link abaixo. Esteja preparada para ajudar a sua aluna!
Respostas de 2
Amei tudo
Que ótimo!🥰