Quais alterações meu corpo enfrentará durante a gravidez?

alterações do corpo durante a gravidez

A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher e também é um momento de muitas mudanças no corpo. As alterações do corpo podem começar mesmo antes de você saber que está grávida, como os enjoos e náuseas.

As maiores mudanças no corpo da gestante normalmente acontecem a partir da 12ª semana de gestação. Mas uma das principais alterações do corpo durante a gravidez é o ganho de peso (que pode acontecer ao longo dos nove meses de gestação) e o crescimento da barriga. 

Conheça agora algumas das principais alterações que o seu corpo enfrentará durante a gravidez:

1. Aumento na produção de gases

Outro sintoma gastrointestinal que pode acontecer durante a gravidez é o aumento na produção de gases, especialmente nos três primeiros meses e no final da gestação.

Os gases também podem vir acompanhados de dores abdominais e constipação.

Uma dica para evitar o excesso de gases é diminuir a ingestão de alimentos que aumentem a produção de gases, como bebidas gaseificadas, repolho, cebola, ervilha, leite e derivados. 

2. Enjoos, náuseas e azias

É muito comum que os enjoos e as náuseas aparecem no primeiro trimestre de gravidez,  devido à alta concentração dos hormônios. Normalmente essas alterações vão desaparecendo ao longo do segundo trimestre.

Em alguns casos, as gestantes podem desenvolver a hiperêmese gravídica, que são quadros de vômitos e náuseas constantes que impedem a alimentação e a hidratação. 

Conheça algumas dicas para diminuir os enjoos da gestação

3. Varizes e formigamento nas pernas

Com o aumento do peso sobre as pernas e do fluxo de sangue no corpo é provável que apareçam algumas varizes, que também podem causar sensação de cansaço, dormência e formigamento das pernas.

Para prevenir as varizes, você deve evitar ficar sentada ou em pé por muito tempo. Sempre que puder repouse as pernas de forma parcialmente ligeiramente elevadas e faça também algumas pausas para se movimentar e estimular a circulação sanguínea.

Não esqueça também de fazer exercícios físicos regularmente!

As meias de compressão também podem ajudar muito se você tem problemas de circulação.

4. Cansaço

Fadiga ou sensação de sonolência avassaladora podem ocorrer a qualquer momento da gravidez.

Nos primeiros três meses, o cansaço pode ser causado por alterações hormonais. Essa sensação de cansaço geralmente desaparece durante o segundo trimestre, mas pode ocorrer também no terceiro trimestre.

Nos último meses da gestação, o cansaço geralmente está ligado ao crescimento do bebê. Seu corpo também está metabolizando os alimentos de maneira mais rápida, pois já está se preparando para o trabalho de parto e para a amamentação.

5. Mudanças na pele

Ressecamentos e coceira na barriga também são mudanças comuns nas gestantes. O mais recomendado é usar cremes hidratantes, de preferência os indicados para grávidas.

Saiba com evitar estrias durante a gravidez.

Outra alteração causada pela gestação é o aumento da oleosidade da pele o que favorece o aparecimento de acne.

6. Mudanças nos seios

Normalmente, as alterações na mama são uma das primeiras coisas que notamos quando estamos grávidas. É comum que os seios fiquem maiores e bastante macios. Outra alteração que pode acontecer é um escurecimento do mamilo e da auréola.

7. Cabelos

Durante a gestação muitas mulheres percebem mudanças nos cabelos. Umas notam que os fios ficam mais grossos, quebradiços ou secos.

Isso acontece porque, quando se está grávida, o estrogênio prolonga o ciclo de crescimento do cabelo e influencia os folículos capilares a permanecerem em sua fase de crescimento (fase anágena) durante mais tempo que o normal.

Mas isso é apenas passageiro e esses fios provavelmente vão cair muito após o parto.

.

Essas são algumas das principais alterações do corpo durante a gravidez. Se você gostou desse artigo, aproveite para compartilhar com as mamães e futuras mamães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *