O bebê deve dormir no berço ou na cama dos pais?

dormir no berço ou na cama dos pais

O sono do bebê é um dos assuntos que mais gera preocupação nos pais. E uma das principais dúvidas é: o bebê deve dormir no berço ou na cama dos pais?

Segundo um estudo da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, publicado na revista Pediatrics, o ideal é que os bebês durmam no quarto dos pais até os seis meses de vida. Isso ajuda a aumentar o vínculo afetivo com o bebê, facilita as mamadas noturnas e tranquiliza os pais em relação ao sono ou com a respiração do bebê.

Com o bebê dormindo no mesmo quarto o risco de morte súbita diminui, já que é mais fácil para os pais perceberem que o bebê não está respirando bem, e podem acordá-lo, prestando qualquer ajuda necessária.

Os riscos do bebê dormir na cama dos pais é maior quando o bebê tem cerca de 4 a 6 meses de idade, por conta de hábitos dos pais que podem provocar o sufocamento ou esmagamento do bebê.

O mais recomendado é que os bebês de até 6 meses durmam em um berço colocado perto da cama dos pais. Assim, o bebê não corre riscos e os pais podem dormir mais confortáveis.

Mas isso também depende muito dos pais!

Tem pais que preferem acostumar os bebês a dormirem no seu próprio quarto e isso não é errado, desde que haja algum tipo de monitoramento noturno, como por exemplo uma babá eletrônica.

Independente se o bebê vai dormir no berço ou na cama dos pais, o mais importante é garantir um ambiente seguro para o bebê.

É recomendado que o local onde o bebê vai dormir não tenha pelúcias, brinquedos, travesseiros e protetores de berço não adequados. Assim, tanto o sono do bebê quanto o dos pais será bem mais tranquilo.

.

SAIBA O QUE NÃO PODE FALTAR NO ENXOVAL DO BEBÊ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *