grávida pode fazer abdominal

Grávida pode fazer abdominal? E pilates, pode? Descubra agora

Grávida pode fazer abdominal? O pilates não seria talvez o exercício mais indicado? A verdade é que muitas questões se levantam quando o assunto é gravidez. Não só pelo fato de ser um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher, senão o mais importante, mas também por todos os cuidados que a mulher necessita nesse período.

E quando nos encontramos cercados de dúvidas muitas coisas que parecem ser óbvias deixam de ser, como por exemplo a respeito dos exercícios físicos. É claro que exercícios muito pesados não são recomendados para gestantes, mas onde fica a linha que divide os exercícios saudáveis para a gravidez e os perigosos?

Afinal, ao passo que alguns exercícios não são recomendados para esse período, outros fazem com que o corpo da gestante libere certos hormônios que são benéficos para o desenvolvimento do bebê.

É permitido, ou pelo menos recomendado, que uma mulher grávida pratique exercícios abdominais? Forçar tanto a musculatura da região que envolve o bebê não pode trazer riscos à gravidez?

E o pilates? Está certo que muitas técnicas consistem em exercícios respiratórios, mas o que podemos dizer sobre as técnicas por assim dizer mais pesadas? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas até o fim deste artigo.

Acompanhe a seguir tudo o que precisa saber sobre a possibilidade das gestantes praticarem pilates e exercícios abdominais durante a gravidez.

Grávida pode fazer abdominal?

grávida pode fazer abdominal

Finalmente a pergunta que não quer calar: “Grávida pode fazer abdominal?”. Os abdominais tradicionais são contra indicados para gestantes, e essa avaliação deve ser feita levando em consideração variáveis que dizem respeito aos hábitos da gestante, a execução do exercício, entre outras.

Para responder a essa pergunta é necessário que levemos em conta muitas variáveis que talvez quando levantamos a questão pela primeira vez não consideramos.

O primeiro ponto que deve ser observado é a forma como o exercício será realizado. Essa gestante terá o acompanhamento de algum personal ou especialista que monitore a execução desses exercícios?

A gestante já tinha o hábito de praticar exercícios físicos antes da gravidez? Para um corpo que não está acostumado com exercícios físicos, talvez a gravidez seja o momento menos indicado para criar esse hábito. 

Há mais uma coisa que precisa ficar clara aqui: quando falamos em abdominais, a maioria das pessoas entende apenas a forma tradicional do exercício; contudo, o que a gestante acaba por fazer são exercícios de fortalecimento abdominal, e não abdominais tradicionais.

Vale ressaltar que estamos aqui alertando para os perigos dos exercícios abdominais convencionais, o que não significa que a gestante não está liberada a ativar essa musculatura de outras maneiras, como por exemplo fazendo exercícios de respiração e exercícios posturais.

Quais são os cuidados na hora de fazer o abdominal?

grávida pode fazer abdominal

É muito importante sempre ter em mente que todo acompanhamento deve ser individualizado, lembrando sempre que cada gestante possui suas particularidades, facilidades e dificuldades, e tudo isso deve ser levado em conta durante o acompanhamento.

Pois bem, já lhes foi esclarecido os cuidados que devem ser tomados para dar o veredicto sobre a possibilidade de determinada gestante fazer exercícios abdominais ou não, agora, quais precauções devem ser tomadas durante a execução do exercício?

Durante a execução devemos prestar bastante atenção principalmente na apneia e na protrusão do umbigo, ou seja, se a gestante está prendendo o ar durante a contração da musculatura, e se o seu umbigo está como que saltando para fora.

Quando nos deparamos com um desses dois casos, ou até com uma gestante que está realizando involuntariamente essas duas ações, está gestante claramente não pode realizar exercícios abdominais convencionais.

E claro, nos casos em que a gestante já vivia uma vida de exercícios físicos regulares e, mais importante de tudo, não está sendo submetida a um esforço, uma sobrecarga desnecessária, ela já terá uma região abdominal fortalecida, o que levará a uma facilitação na prática dos exercícios, evitando, também, o desenvolvimento de diástase abdominal e incontinência urinária.

Entre os benefícios que os exercícios abdominais têm a oferecer o mais interessante é o fortalecimento da região abdominal que auxilia na recuperação pós-parto, já que os músculos dessa região levam um certo tempo para retornar aos seus devidos lugares.

Por que Pilates é tão indicado para gestantes?

O pilates é um conjunto de exercícios que visa proporcionar ao praticante mais elasticidade, corrigir a postura, e melhorar a respiração. Só por essa definição já temos uma pequena amostra do porque sua prática é tão importante durante a gravidez.

Todos já conheceram, ou hão de conhecer alguma gestante que, se aproximando das últimas semanas da gravidez, já não consegue andar com a postura correta. Isso acontece principalmente porque essa mulher passou toda a gravidez sem fazer exercícios de fortalecimento e ativação das regiões pélvica e lombar. Daí perguntarmos se grávida pode fazer abdominal.

Pode-se levantar questões a respeito da necessidade de fortalecer essas musculaturas, já que elas enrijeceram, dificultando o trabalho de parto. Mas a realidade é bem outra, uma musculatura fortalecida é também uma musculatura flexível. 

Talvez o conselho mais subestimado dado pelos médicos às gestantes durante o trabalho de parto seja o de respirar, talvez de primeira soe até como uma coisa boba, afinal, a respiração é algo involuntário que nós fazemos desde o momento em que nascemos.

No entanto se pararmos para prestar atenção nos momentos em que somos obrigados a fazer muita força, quase que por reflexo prendemos nossa respiração durante esse momento, o que mais atrapalha do que ajuda nessas ocasiões.

Pois quando prendemos nossa respiração acabamos por diminuir nossos reflexos, nosso tempo de reação, diminuímos a oxigenação do nosso cérebro, entre outras coisas que só dificultam nosso trabalho e a encontrar reposta para se grávida pode fazer abdominal.

O caso não é diferente quando se trata de trabalho de parto, já que a gestante tende a, naturalmente, prender a respiração nos momentos em que faz força. E aqui encontramos o principal benefício do Pilates para esse momento.

Domine os principais segredos do Pilates para gestantes

Se você se interessou pelos benefícios que o Pilates pode proporcionar à sua gravidez e quer saber também quais são os exercícios mais indicados para cara fase da gravidez (primeiro, segundo e terceiro trimestre), clique no botão abaixo e adquira já o seu exemplar do livro Os Segredos do Pilates na Gestação.

Muito mais do que os benefícios do pilates durante a gestação, você aprenderá passo a passo como executar da melhor maneira os exercícios com as ilustrações que estão por todo o livro.

OS SEGREDO DO PILATES NA GESTAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *