Como dormir melhor durante a gravidez?

dormir melhor durante a gravidez

Durante a gravidez é bastante comum que as mulheres reclamem de dificuldade para dormir, quanto mais a barriga cresce mais incômodos aparecem, principalmente em relação à postura. 

A barriga vai aumentando, o bebê se mexe cada vez mais e isso causa dores na coluna durante o dia e à noite. O aumento de peso, o inchaço e as dores nas pernas também dificultam a movimentação na cama, tudo isso acaba gerando uma enorme dificuldade das mulheres terem uma noite de sono tranquila.

Vira pra um lado, vira pro outro, ajeita o travesseiro… parece que nada funciona 😞.

Mas calma, nem tudo está perdido!

Hoje eu vou compartilhar com vocês algumas dicas que vão te ajudar a dormir melhor durante a gravidez. Confira:

1. Diminua o ritmo das atividades durante a noite

No início da noite é bom diminuir o ritmo das suas atividades, evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir e diminua ao máximo os estímulos como TV, computador, celular e etc.

Dependendo do tipo de estímulo, inclusive, o bebê também pode ficar agitado — e aí o seu sono não vai chegar tão cedo.

É importante também ficar atenta aos cuidados necessários como, quarto arejado, roupas de cama limpas e macias, camisolas ou pijamas confortáveis, ambiente escuro e silencioso.

2. Fique atenta quanto às refeições noturnas.

Para ter uma ótima noite de sono é muito importante evitar refeições muito pesadas logo antes de ir deitar. A mudança nos níveis de glicemia e a dificuldade de digestão podem fazer você ficar enjoada, e aí fica mais difícil conseguir dormir. 

Certos alimentos também podem ser responsáveis por fazer o bebê se mexer excessivamente, Por isso, o ideal é fazer um lanche leve antes de se deitar. 

Outra dica é evitar tomar líquidos pelo menos duas horas antes de dormir, isso ajuda a evitar as idas constantes ao banheiro.

3. Invista em calmantes naturais e muitos travesseiros

Tomar uma xícara de chá calmante, como o de erva-doce, antes de ir para a cama auxilia bastante no início da gravidez, quando a pressão do útero sobre a bexiga ainda é pequena e as idas ao banheiro não são tão frequentes. 

Já no final da gravidez, onde a barriga está gigante, travesseiros e almofadas especiais para gestantes são ótimas pedidas. A posição mais recomendada pelos médicos para dormir melhor é de lado. O motivo principal é garantir a melhor circulação sanguínea.

4. Pratique exercícios físicos leves.

Exercícios como Yoga e Pilates ajudam a gestante a melhorar a postura e diminuir as dores nas costas. Além disso, os exercícios leves liberam substâncias que farão a gestante relaxar na hora de dormir.

Uma dica muito boa é fazer alguns exercícios de alongamento antes de deitar, isso ajuda a gestante a relaxar e minimizar as dores nas costas.

Descubra quais exercícios fazer durante a gestação

5. Massagens são sempre muito bem-vindas.

Nada melhor do que uma massagem bem relaxante para dormir, não é mesmo? Peça ao seu companheiro para fazer uma massagem no sentido dos pés ao quadril, utilizando cremes ou óleo para facilitar os movimentos. 

Esses movimentos, além de fazer você se sentir muito mais relaxada, vão aliviar as dores e os inchaços e facilitar a circulação sanguínea.

6. Não esqueça de descansar durante o dia

Quanto mais cansada você estiver de noite, menos reparador será o seu sono. Se você encarar o dia sem qualquer descanso, a hora de dormir será bem mais desafiadora.

O ideal é que você descanse durante o dia sempre que puder, pode ser colocando os pés para cima ou cochilando por 30 minutos. 

Dormir na gravidez é uma tarefa bastante difícil, mas com essas dicas você poderá ter noites de sono mais tranquilas e assim vai ficar mais disposta durante o dia. 

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com suas amigas e futuras mamães! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *