Quando voltar a realizar exercícios após o parto?

exercícios após o parto

O parto é um momento único na vida da mulher e, dentre todas as dificuldades, a retomada da rotina após o parto é um dos grandes desafios da maternidade.

Além de todas as novidades e adaptações com o bebê, uma das dúvidas mais comuns entre as mamães é: quando voltar com a rotina de exercícios após o parto?

A volta à rotina de atividades depende de vários fatores, já que o corpo passou por muitas mudanças durante os últimos 9 meses e precisa de alguns cuidados especiais.

Qual o tempo certo para retornar?

Alguns especialistas falam que a mulher deve voltar a realizar seus exercícios quando sentir necessidade e considerar que já está preparada para isso.

Porém, as condições variam de acordo com o tipo de parto realizado.

Após um parto normal sem complicações, a mulher pode retomar atividades físicas leves em aproximadamente 15 dias. 

Já no caso do parto cesáreo a mulher precisa de mais tempo para a recuperação. Desta forma, o retorno só poderá acontecer 40 dias após o parto, evitando os abdominais e alguns exercícios mais intensos.

LEMBRE-SE: É muito importante a liberação prévia do seu médico para voltar com a rotina de exercícios após o parto!

Qual exercício é mais recomendado?

Um dos exercícios mais indicados para o pós-parto é o Pilates, já que tem uma carga de intensidade bem menor em comparação aos outros exercícios. 

Os exercícios de Pilates ajudam na perda de peso, fortalece a musculatura do corpo e traz mais força e equilíbrio para realizar as tarefas do dia a dia.

Além disso, o Pilates ajuda a diminuir as dores do pós-parto, como cólicas e dores nas costas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *