A mulher passa por inúmeras transformações durante a gestação. Por isso, devemos cuidar para que estas não interfiram tanto na vida dela, a ponto de impedir que continue com as suas atividades de vida diária, como o trabalho ou até mesmo o lazer.
O Pilates vai auxiliar de uma forma tranquila e trará muitos benefícios para minimizar essas alterações biomecânicas, fisiológicas e emocionais. Sim, a prática do método irá auxiliar em todas essas mudanças. Porém devemos redobrar os cuidados, ou seja, devemos selecionar os exercícios adequados para cada fase e para cada mulher.
O mais comum de encontrarmos são profissionais que acreditam que a única diferença de uma gestante para outra aluna mulher é a barriga que está “crescendo” – obviamente, estão muito enganados. As outras transformações que não estão visíveis fazem toda a diferença na escolha do repertório.
O grande problema na escolha errada de um exercício, não é apenas de não fazer bem, e sim de prejudicar a gestante, aumentando ainda mais os sintomas desconfortáveis gerados durante essa fase.
Hoje vou citar um exemplo, que parece tão inofensivo, mas extremamente importante: o alongamento.
Devemos evitar alongamentos extremos com as gestantes. Uma das alterações hormonais que ocorrem é o aumento da relaxina, um hormônio que promove a hiperfrouxidão ligamentar e a instabilidade das articulações. Por isso, a aluna pode estar demostrando uma falsa flexibilidade durante os exercícios de alongamento e, se estivermos ultrapassando o limite, podemos romper algumas fibras, o que possivelmente irá gerar dores.
O cuidado deve ser ainda maior com os músculos que se inserem na sínfise púbica, devido à hipermobilidade da pelve, o que pode aumentar o risco de lesões nesta região.
Por isso, a dica de hoje é: mantenha-se atualizado no assunto antes de iniciar um trabalho com este público específico. Suas alunas ficarão ainda mais satisfeitas com seu trabalho e você ficará com a consciência tranquila.
Nunca mais fique inseguro em atender uma gestante, clique neste link e conheça a Especialização de Pilates para gestantes
Dra. Patrícia de Andrade Valeriano – Crefito 3/77458-F
Fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e diretora técnica da WP Pilates & Saúde