O período da gestação é uma das fases mais bonitas pela qual uma mulher pode passar em toda a sua vida. É o momento em que não apenas o casal, mas duas famílias às vezes de regiões, costumes e culturas diferentes vêem suas histórias continuarem num indefeso bebê.
No entanto, a gravidez é também um período de muitos desafios, em que a mulher passa por muitas transformações físicas e oscilações hormonais que geram muitos incômodos à gestante.
Dos problemas que envolvem a gravidez os mais conhecidos são sem dúvida as dores nas costas causadas pelo peso do bebê e a má postura que ocasiona inclusive dificuldades para respirar.
Agora, o que poucas pessoas sabem é que o pilates é um forte aliado das gestantes contra todos esses problemas. Leia a seguir os exercícios de pilates mais indicados para cada trimestre da gravidez, para que no futuro você possua apenas boas lembranças dessa fase tão marcante de sua vida.
Primeiro trimestre
Este é o mais sensível dos três trimestres que compõem a gravidez, porque são nesses meses que a mulher passa por mais transformações físicas e também está mais sensível emocionalmente por conta das oscilações hormonais.
Levando em consideração também o estresse que essa mulher pode estar passando durante esse período, já que estamos falando aqui do período em que a mulher costuma descobrir que está grávida, e não sabemos em quais condições se deu essa descoberta, os exercícios devem ser adaptados para todas as semanas de gravidez.
Mesmo quando se trata de uma mulher que já praticava os exercícios de pilates há um certo tempo, todos os exercícios devem ter sua carga adaptada, e serem direcionados, além do fortalecimento, mobilidade e resistência, também para suas condições.
A atividade física neste período não pode em hipótese alguma envolver exercícios muito desgastantes, que podem levar a disfunções nos corpos das gestantes ao longo das semanas de gravidez.
Segundo trimestre
Nesta fase o desenvolvimento dos órgãos do bebê se acelera e o sistema nervoso se encontra mais ativo, fazendo com que o bebê se movimente mais. Além disso, nesta fase a gestante não se encontra mais tão sensível como na fase anterior.
Outro detalhe importante que nos obriga a ter um olhar diferenciado aos exercícios de fortalecimento abdominal, é a distensão da parede abdominal que ocorre em decorrência do aumento do útero que se prepara para comportar o bebê nas últimas semanas de gravidez.
A barriga e o peso do bebê vão aumentando a olhos vistos e o diafragma da gestante também pode chegar a se elevar em até 5cm, o que exige a prática de exercícios para a correção de postura, respiração e fortalecimento da musculatura abdominal para prevenir ou aliviar as possíveis disfunções que está por vir.
Terceiro trimestre
É nesta fase que tanto o bebê como o corpo da mulher começam a se preparar para o grande dia do parto. Para essa fase são recomendados exercícios que venham a melhorar a mobilidade da região da pelve, já que é justamente dali que virão as dores mais incômodas.
Além do fortalecimento dessa região, é necessário que se trabalhe a mobilidade dessa região principalmente se for parto normal, mas não menos importante se for cesariana.
Muitas pessoas acreditam que isso não é necessário já que o corpo está embebido do hormônio relaxina.
De fato, a partir da vigésima quarta semana o corpo da mulher tem um pico de produção de relaxina, um hormônio que aumenta consideravelmente a flexibilidade dos ligamentos da região do quadril da mulher para que o parto seja menos sofrido.
Por isso, reforçamos aqui a importância dos exercícios de flexibilidade e mobilidade para que tudo corra da melhor forma possível neste dia tão aguardado.
Contra indicações para os exercícios
Praticamente não existem riscos quando estamos falando de uma gestante que bem antes de descobrir que estava grávida já praticava pilates e/ou alguma outra atividade física, agora, se estivermos falando de uma gestante que até então era sedentária, devemos ter um cuidado a mais ao ensinar os exercícios mas também continua sem riscos.
É do conhecimento de todos que mulheres grávidas devem evitar todo tipo de esforço físico desnecessário, já que isso pode prejudicar o andamento da gestação, bem como o desenvolvimento do bebê.
A gestante sedentária que tem o interesse de praticar pilates para aliviar todos esses problemas clássicos da gravidez que listamos anteriormente deve dar início aos exercícios com muito cuidado e sempre sendo acompanhada por um especialista.
Alguns especialistas recomendam inclusive que a mulher tenha seus sinais vitais sempre checados por um profissional durante os exercícios para que as devidas providências sejam tomadas em qualquer caso de indicação.
Em casos de doença pulmonar ou cardíaca preexistente, sangramentos frequentes durante a gravidez, placenta prévia, pré-eclâmpsia ou gestação múltipla, os exercícios ainda podem ser praticados, mas com ressalvas e acompanhamento do especialista.
Aprenda a forma correta de passar os exercícios para gestantes
Clique aqui e adquira o seu livro Os Segredos do Pilates na Gestação! Pensado não apenas para você profissional que deseja aprender mais sobre o atendimento de gestantes e como atender melhor suas clientes grávidas mas para você mamãe.
Tanto para profissionais que desejam atender esse público, como para mulheres que estão passando por esse período, é extremamente importante compreender tudo o que está acontecendo com o seu corpo e como o pilates pode ser benéfico em todas as semanas de gravidez.
Através dos segredos que eu descobri, você vai conseguir, aplicando eles na prática, alcançar novas clientes, aumentar o seu faturamento, aumentar o reconhecimento do seu atendimento, e ainda ser mais requisitado no mercado de trabalho por ser um profissional muito mais completo.
Por isso não perca mais tempo e adquira já o seu exemplar, mesmo que seja para presentear aquela amiga que é mãe de primeira viagem e ainda está um tanto perdida sobre preparar corpo e mente para a chegada do bebê.