Os Segredos do pilates na Gestação

Dra. Patrícia Valeriano - Crefito-3/ 77458-F

Obra baseada pela experiência prática da fisioterapeuta Dra. Patricia Valeriano, e foi escrita pensando em auxiliar profissionais e gestantes, sobre as alterações que ocorrem durante a gestação e como prevenir as principais complicações.

O Livro

Você terá acesso a informações preciosas sobre o período gestacional e o pós parto, além de 37 exercícios do Método Pilates no solo com ilustrações exclusivas de cada movimento e orientações sobre os principais cuidados na execução dos exercícios, que são todos adaptados e separados para cada fase da gestação (primeiro, segundo e terceiro trimestre), e também a cada mulher com suas devidas limitações e dificuldades.

O que você vai aprender?

Gestantes

Ao adquir o Livro você vai conhecer todas as alterações que ocorrem no corpo da mulher durante a Gestação. Também saberá como melhor lidar com essas alterações, orientações para cada período Gestacional, além de ter um repertório de exercícios descritos e separados para cada fase trimestral
Garantimos que você poderá executar os exercícios sozinha em casa, mediante as orientações do livro. Caso já pratique o Pilates com algum professor, com o livro, você saberá se esse Profissional está adequando os exercícios corretamente para a fase que você se encontra.

Profissionais

Muitos profissionais tem informação sobre Pilates, mas não conhecem a fundo quais são as alterações que ocorrem no período Gestacional. Com o livro, você vai ter contato de maneira detalhada com todas essas alterações e vai saber lidar com as clientes que estão grávidas. Ajustando o repertório de Pilates para que cada fase da gestação e as suas necessidades.
Cada fase precisa ser contemplada da melhor maneira, com os exercícios corretos e que devem ser executados com cuidado para prevenir lesões e consequentemente não prejudicar a gestante de alguma maneira.

Vantagens

Método Exclusivo

Com a Missão de auxiliar profissionais e gestantes, a Dra. Patrícia Valeriano, que é uma profissional de referência, desenvolveu o Livro baseado na sua larga experiência no método exclusivo de Pilates para Gestantes.

Gravidez sem Complicações

Descubra os segredos de como ter uma gestação tranquila e saudável aplicando as técnicas do Pilates. A prática de atividade física regular e exercícios é indispensável para fortalecer a musculatura da região pélvica no momento em que a mulher se prepara para um dos seus momentos mais importantes.

Torne-se Especialista

Com grande parte do conteúdo prático, o profissional que adquirir o livro se tornará altamente qualificado para ministrar aulas diferenciadas e eficazes para as Gestantes. Com isso, as gestantes conhecerão os bastidores de todas as técnicas aplicadas por profissionais.

Dra. Patrícia Valeriano

Crefito-3/ 77458-F

Dra. Patricia de Andrade Valeriano é fisioterapeuta, formada em 2004, especialista em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, e com Pós-graduação em Terapia Manual e Postural.

Desde 2007, possui formação em Pilates Clínico e Pilates Aplicado à Saúde da Mulher e, posteriormente, em Pilates Fitness; Pilates Dermatofuncional; Pilates para Grupos e Pilates Avançado.

Possui também formação internacional em RPG (Sistema Australiano), Reeducação Uroginecológica e Conceito McConnell – Bandagem Funcional.

É professora de cursos de formação em Pilates, desde 2012, tendo participado da formação de mais de 100 turmas. Atualmente, é proprietária da WP Pilates & Saúde, criadora do Programa Mamãe Saudável e autora do livro “Os segredos do Pilates na gestação”.

Todo ano participa de eventos relacionados ao Pilates para gestantes e atua como palestrante em diversos eventos: Jornada Sul-Americana de Pilates, Encontro Brasileiro de Pilates, Meeting de Pilates e Treinamento Funcional, entre outros.

Desenvolveu o curso de Pilates Aplicado para Gestantes, presencial e on-line.

Participou dos cursos de atualização: Fisioterapia Obstétrica, Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher e, também, Obstetrícia e Ginecologia, da Baracho Educação Continuada. Além disso, possui formação em Ginástica Abdominal Hipopressiva – Método Marcel Caufriez.

O que estão falando da Dra. Patrícia

Profissional altamente qualificada e comprometida que me ajudou muito com o pilates e Massagem corporal! Super recomendo pois está sempre em atualização e o Studio super bem equipado e ótima localização! WP saúde total!
Andrea e Ana Beatriz
Aluna
Tive a honra de aprender muito com essa profissional extremamente competente e determinada. Sucesso. Você é demais!
Amanda Costa
Aluna
A Patricia é uma professora e instrutora extremamente dedicada e inteligente! Uma profissional qualificada e muito amável! Indico sempre!
Fabia Mazzo
Aluna

Dúvidas?!

Perguntas Frequentes

O Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução.

Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

Os movimentos do Pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

De maneira geral, exercícios moderados são saudáveis para mulheres com uma gravidez sem risco, mas é importante ter algumas precauções em mente:

  1. Não force muito os músculos abdominais para evitar a separação dos músculos abdominais
  2. Tome muito cuidado com a coluna lombar, que pode ser tencionada pelo peso do feto
  3. Evite os exercícios que requerem que você deite de costas, pois esta posição pode comprometer o sistema circulatório da mâe e do feto
  4. Esteja atenta que seu centro de gravidade e seu senso de equilíbrio foi modificado
  5. Não inicie uma atividade totalmente nova no primeiro trimestre

Isto dito, muitos exercícios de alongamento e fortalecimento do Pilates podem ser bons para o corpo e a mente da mulher durante a gravidez. E importante: durante a gravidez, somente pratique Pilates sob a orientação de um instrutor que tenha sido especialmente treinado para ensinar mulheres em tal condição.

Pare imediatamente de se exercitar e procure ajuda médica se tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

  1. sangramento vaginal
  2. visão embaçada
  3. náusea
  4. tontura
  5. sensação de desmaio
  6. falta de ar
  7. palpitações
  8. aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos
  9. dor e inchaço na panturrilha
  10. forte dor no abdome ou no peito
  11. perda de líquido pela vagina
  12. mal-estar