Como conseguir engravidar mais rápido?

Está pensando em aumentar a família mas não sabe quais as maneiras de conseguir engravidar rápido? Hoje nós vamos falar sobre uma das dúvidas mais comuns entre as mulheres: como engravidar rápido e ter uma gestação saudável?

Para aumentar as chances de engravidar existem algumas estratégias simples como por exemplo investir no contato íntimo durante o período fértil e ingerir alimentos que contribuam para aumentar a fertilidade.

Além disso, existem alguns hábitos que devem ser evitados, pois podem dificultar a gravidez e até aumentar o risco de malformações no bebê. Um desses hábitos é a ingestão de bebidas alcóolicas e o ato de fumar.

Confira agora 5 dicas que vão ajudar você a engravidar mais rápido:

  1. Converse com um ginecologista

    Independentemente da idade, todas as mulheres que estão planejando engravidar devem ser orientadas a realizar alguns exames para saber se podem, ou não, engravidar com segurança. Após a avaliação, o(a) ginecologista poderá recomendar algum tipo de dieta, suplementação ou algum tipo de atividade física.

  2. Interrompa o uso de contraceptivos

    Se você faz uso de métodos contraceptivos como o preservativo masculino, seus ciclos menstruais e sua fertilidade não serão interrompidas. Com outros métodos, como a pílula e injeções, pode se que o seu corpo leve algum tempo até os ciclos retornem ao normal após interromper os contraceptivos. Esse tempo de normalidade varia de mulher para mulher.

  3. Tenha relações no período fértil

    O período fértil acontece na fase ovulatória, portanto, essa é a melhor época para ter relações e conseguir engravidar mais rápido! Como a ovulação ocorre duas semanas após o primeiro dia da menstruação, ter mais relações nesse período é o ideal. Algumas
    mulheres têm maior facilidade de engravidar se a relação sexual acontecer 3 dias antes do dia mais fértil.

    O ideal é anotar no calendário os dias da sua menstruação, para poder fazer o cálculo exato dos melhores dias para engravidar

  4. Mantenha uma alimentação saudável

    Se você está se preparando para engravidar é importante pensar, antes de mais nada, na saúde. Alimente-se com refeições regulares e equilibradas, muitas frutas e legumes frescos e evite os alimentos processados e fast food.

    Vale ressaltar que ter uma alimentação equilibrada é fundamental tanto para a mulher quanto para o homem que querem engravidar rápido. O sobrepeso e a obesidade podem interferir na produção hormonal feminina e masculina desequilibrando de alguma maneira o processo de ovulação e a produção e qualidade dos espermatozoides.

    Portanto, uma dieta equilibrada é importante em todas as fases, e não só no período fértil.

  5. Envolva seu parceiro no processo

    É muito importante que o casal esteja envolvido na tentativa de gravidez e para que ela aconteça o rápido possível o parceiro precisa estar tão dedicado quanto você. Aqui vão algumas dicas para seguir:

    • Seu parceiro deve tentar ser o mais ativo possível, reduzir o álcool, parar de fumar e ter uma dieta saudável.

    • Use um lubrificante inofensivo para os espermatozoides. Verifique se o lubrificante usado não é “espermicida” ou tóxico para o espermatozoide.

    • Seu parceiro deve usar roupas íntimas soltas e evitar banhos quentes. O “aquecimento” consistente ou prolongado dos testículos pode reduzir a qualidade do espermatozoide.

E se eu não conseguir engravidar rápido?

Cada mulher nasce com uma reserva de óvulos para toda a vida e o número reduz com a passagem dos anos. Após os 38-40 anos a taxa de perda é muito maior e a qualidade dos óvulos também diminui:

  • Entre os 19-26 anos: esta é a fase mais fértil onde a probabilidade de engravidar, se tiver relações sexuais nos dias férteis, é de 50%;
  • Entre os 27-34 anos a taxa de fertilidade é de cerca de 40%;
  • Entre os 35-40 anos a taxa de fertilidade é de cerca de 30%;
  • Mais de 40 anos a taxa de fertilidade é menor do que 20%.

Caso esteja há um ano a tentar engravidar e tenha menos de 35 anos, é muito importante procurar um ginecologista. Caso tenha mais de 35 anos, procure ajuda após 6 meses de tentativas e caso tenha mais de 40 anos, deve consultar um médico especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *